mapa.png
Mapa de Uso e Ocupação do Solo do Parque Nacional Da Chapada dos Veadeiros

O conhecimento do uso atual e cobertura do solo é imprescindível em projetos de caracterização e monitoramento ambientais, bem como subsidiar o planejamento e gestão ambientais.

 

Esse mapeamento é resultado de uma série de trabalhos anteriores desenvolvidos por integrantes da AVE no território e apresenta em nível de detalhes as características de cada tipo de vegetação e do uso do solo presentes hoje no nosso Parque Nacional...

mapa2.png
A Estruturação do Rol de Oportunidade de Visitação no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Este artigo versa sobre a aplicação do método do Rol de Oportunidades de Visitação em Áreas Protegidas – ROVUC [recentemente atualizado e validado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio] no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – PNCV. Seu objetivo foi identificar ações prioritárias de planejamento do uso público que subsidiem a construção do Plano de Uso Público da referida Unidade de Conservação – UC.

artigo 3.png
The evolution of long-distance trails in Brazil and future perspectives

As trilhas de longa distância (TLC ou em inglês LDT) do Brasil são descendentes de rotas históricas de viagens para os povos indígenas que datam de milhares de anos. Muitas dessas trilhas históricas estão sendo recuperadas para turismo e recreação por meio da expansão acelerada do movimento TLCs no Brasil. A partir das clássicas travessias em parques nacionais, que datam de meados do século XX, as TLCs brasileiras ganharam força na década de 1990, setenta anos depois da proposta dos Estados Unidos da Trilha dos Apalaches.