top of page
  • Foto do escritorAVE

O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS PRECISA DE VOCÊ!AJUDE A COMBATER A AMEAÇA DO PDL 338/202

A mobilização da Sociedade Civil nesse momento é muito importante! Por favor, compartilhem esse alerta sobre a ameaça de redução da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Acesse a enquete da Câmara dos Deputados e manifeste sua opinião Totalmente Contra: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2291848



Em 02/08/21 o Deputado Federal Delegado Waldir (PSL-GO) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo – PDL 338/2021 – objetivando sustar o Decreto que amplia o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – PNCV.

A Associação de Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – AVE tem como seus objetivos trabalhar pela conservação da vida e pelo bem-estar da população da Chapada dos Veadeiros. Portanto, estamos mobilizando o maior número de pessoas para se engajarem na luta para que esse projeto não vá adiante!

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das Unidades de Conservação mais estratégicas do bioma Cerrado, protegendo um hotspot de biodiversidade, diversos tipos de vegetação (como veredas, florestas e campos nativos), 17 espécies da flora e 32 espécies da fauna ameaçadas de extinção, além de uma geodiversidade única. O território atual do Parque Nacional abriga mais de 1.200 nascentes de água, além de inúmeros atrativos de beleza cênica exuberante! Por todos esses atributos o PNCV foi designado como área altamente prioritária para a conservação pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO.


A importância do Parque Nacional vai além da proteção da natureza, ele é o coração de um mosaico de áreas protegidas que propiciam oportunidades de trabalho e renda para milhares de pessoas, na Chapada e por todo o Brasil. Por estes motivos, foi eleito entre os 25 melhores Parques Nacionais do Mundo e o melhor do Brasil, pelos usuários do TripAdvisor, o maior site de turismo do mundo!

Para maiores informações sobre as informações técnicas que demonstram a ausência de qualquer justificativa legal, social e/ou ambiental que sustente a validade da proposta de redução desse importante patrimônio de todos os brasileiros, acesse https://www.ave.org.br para o conteúdo completo da Nota Técnica endossada pela AVE à Coalização Pró Unidades de Conservação, que é formada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Fundação SOS Mata Atlântica, Imaflora, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Imazon, Instituto Semeia, Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação, The Nature Conservancy (TNC) e WWF-Brasil).





120 visualizações0 comentário
bottom of page