• AVE

1ª chamada de voluntariados 2021

Atualizado: 29 de Jun de 2021


Você tem um tempinho livre para ajudar a Chapada e a AVE para melhorar o uso público do Parque Nacional?


O voluntariado é uma forma bem legal e efetiva de poder contribuir em ações concretas para melhoria do turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e toda a região.

Estamos oferecendo duas vagas para apoiar as atividades que vimos desenvolvendo aqui, sendo um profissional de comunicação para ajudar a desenvolver as placas de sinalização da nova trilha do Sertão Zen e outra vaga para realização de um estudo de viabilidade de eventos esportivos.



Vaga 1: Comunicação


A AVE em parceria com o ICMBio está realizando o projeto para abertura do novo traçado da trilha do Sertão Zen, já fizemos bons progressos, o mapeamento já foi todo realizado e fizemos a primeira saída de campo para abertura.


O Sertão Zen é uma das regiões novas do Parque, protegida após a ampliação de 2017, com maior potencial de uso público e uma das cachoeiras mais lindas da chapada, com mais de 180 metros de altura, ao mesmo tempo que é também um dos locais mais sensíveis da Chapada.


O Sertão Zen é uma das regiões mais altas da Chapada, com altitude média de uns 1350 metros e grande parte dele em área de campo úmido, que já apresenta longos trechos de degradação por onde a trilha passa atualmente.



A próxima e última etapa será fazer a sinalização da nova trilha e é para ajudar nesse trabalho que estamos abrindo esta chamada.


O ICMBio já possui um sistema oficial de sinalização com os gabaritos vetorizados de todos os tipos de placas em formato Adobe Ilustrator e Corel Draw, nós já nos reunimos para definir a relação de placas que serão instaladas na nova trilha e estamos agora elaborando os textos delas.


Desta forma o objetivo da presente vaga é para abrir a oportunidade para um voluntário com conhecimento básico ou avançado em um destes dois tipos de sistemas (Adobe ou Corel) a apoiar a AVE e o ICMBio na sinalização da Trilha do Sertão Zen.


O voluntário deverá participar de reuniões virtuais com a equipe da AVE e do ICMBio e desenvolver um total de seis placas de diferentes tamanhos, a partir dos gabaritos oficiais. O prazo para as atividades é de 30 dias. Interessados podem entrar em contato no e-mail: contato@ave.org.br e colocar no assunto “voluntário sinalização”.


Vaga 2: Estudo de viabilidade de evento esportivo


Há muito que se fala aqui na região sobre a realização de uma prova de corrida de trilha (trail run), na trilha das Sete Quedas, o que é cercado de inúmeros prós e contras que dificultam a tomada de decisão.


Do ponto de vista puramente esportivo, a trilha da Sete Quedas é perfeita para a realização de uma prova de meia maratona, com a distância certa, topografia acidentada, mas não muito difícil, com potencial de ser excelente prova de entrada.

Do ponto de vista da conservação possa haver pontos negativos, como o barulho que afugenta a fauna, lixo e aumento da erosão de pontos na trilha.


Do ponto de vista socioeconômico há potencial em ajudar a dinamizar a economia local, com atletas vindo de fora e utilizando o comércio e serviços locais, sobretudo se escolher uma data de baixo movimento na cidade, que poderá ser estimulada.


Porém, até o presente momento ninguém nunca parou para fazer um estudo sistemático destes prós e contras e comprara-los para avaliar a viabilidade deste tipo de evento dentro do Parque Nacional.


Assim a presente vaga é para abrir uma oportunidade para um profissional, estudante universitário ou grupo de até três pessoas, para avaliação de impactos de um evento de corrida na Trilha das Sete Quedas. Desejável conhecimento e experiência em avaliação de impactos ambientais e/ou produção de eventos esportivos.


O voluntário deverá dialogar com os principais atores interessados, entre eles UNB, ICMBio, Sociparques, AVE, Cerrado de Pé, Cerrado Adventure e gestores de outras Unidades de Conservação que recebem eventos esportivos, e consultar suas percepções a respeito dos potenciais impactos negativos e positivos, e possíveis medidas de controle orientando a realização deste tipo de atividade. Havendo necessidade e/ou interesse do voluntário realizar uma vistoria em campo, percorrendo a trilha inventariando, isso pode ser apoiado pela AVE.


O que esperamos ao final das atividades é um relatório com inventário e avaliação de impactos, com respectivas opções de tratamento, para orientar a tomada de decisão acerca da realização de um evento de corrida na Trilha das Sete Quedas, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.


O prazo aproximado para realização do estudo é de até 90 dias. Interessados podem entrar em contato no e-mail: contato@ave.org.br e colocar no assunto “voluntário estudo Evento Esportivo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”.


102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo