top of page

GEOcoNSERVAÇÃO

A geoconservação tem como objetivo a conservação e gestão do patrimônio geológico e processos naturais a ele associados, compreende os aspectos teóricos e aplicados relacionados com a identificação, avaliação, conservação e gestão de elementos da geodiversidade (Brilha, 2010).

O conceito de geodiversidade é fundamental para a integração entre materiais e fenômenos geológicos que dão corpo e modificam o Planeta e que, em conjugação com a biodiversidade, definem a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.

O objetivo principal do projeto é realizar o inventário do patrimônio geológico da região da Chapada dos Veadeiros e atuar na divulgação das geociências entre a população, sobretudo guias, contribuindo para a qualificação do turismo e da educação ambiental da região.

Seguiremos a metodologia de Brilha (2016) e Carcavilla et al (2013) que consiste em caracterização geral, identificação, localização geográfica, acessibilidade e vulnerabilidade do patrimônio geológico, além da avaliação do potencial de uso educativo e turístico, riscos de degradação e posterior proposta para conservação.

Algumas ações de Geo-Conservação incluem:

- Atividades de extensão, como a capacitação da comunidade, dos condutores de visitantes, da equipe técnica das unidades de conservação, com o uso da geoeducação e da interpretação;

​- Elaboração de produtos que unem pesquisa e extensão, como cartilhas, guias, placas/painéis explicativos, etc.

 

Nesse contexto, o projeto envolve a comunidade local, com ações de capacitação da população envolvida com o Parque e entorno, além da elaboração e confecção de painéis explicativos. São previstas ações de capacitação dos condutores de visitantes nas cidades de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D´Aliança, e Teresina de Goiás.

O ensino de geociências é importante para saber o que há por debaixo de seus pés, compreendermos as dinâmicas que movem o mundo e antever catástrofes naturais.

bottom of page