ÁGUA E GEO-FÍSICA AMBIENTAL

Água - O elemento mais famoso e importante na Chapada dos Veadeiros não está presente apenas nas famosas cachoeiras e corredeiras, mas também forma a base para uma vida de todos os seres vivos. No entanto, esse recurso insubstituível está permanentemente sob pressão: os efeitos das mudanças climáticas, desmatamentos e alterações do uso do solo, a agricultura industrial e o uso indiscriminado de agrotóxicos, estão reduzindo a sua qualidade e quantidade.

Nas montanhas da Chapada dos Veadeiros – conhecida como "berço das águas" – existe possivelmente a maior concentração de nascentes e olhos d’água do Brasil Central, que abastecem os rios e os grandes aqüíferos subterrâneos.

Para a efetiva proteção e uso sustentável da água, a pesquisa e o monitoramento sobre os sistemas hídricos são essenciais para uma melhor compreensão e tomada de decisão de gestão. Para este propósito, este eixo temático fará diagnóstico das nascentes dentro e no entorno do Parque, implantará métodos de análise de água superficial e métodos geofísicos para a exploração de sistemas de fluxo subterrâneos.

Atualmente, não sabemos o suficiente sobre o importante papel da Chapada dos Veadeiros no fornecimento de água para as terras vizinhas, tampouco sabe-se da quantidade e qualidade da água que está infiltrando nos lençóis freáticos, de modo que este eixo temático buscará contribuir nestas temáticas envolvendo este valioso recurso natural, lançando luz à médio e longo prazos sobre ações efetivas de gestão da água na região.

FALE CONOSCO

Rua das Nascentes

Alto Paraíso de Goiás

Chapada dos Veadeiros

contato@ave.org.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

NOSSOS PARCEIROS:

APOIADOR:

BOOMA-LOGO-FINAL-PNG-odiupvocs1mt6t05wmm
UNB Cerrado.jpg
FCT e UFG.jpg

©  2019 AVE - Associação Amigos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros  

Name *

Email *

Subject

Message